Dados do 43º relatório Webshoppers - Ebit Nielsen apontam as razões para o ano de 2020 ter se tornado um marco histórico para o e-commerce: houve um crescimento de 41% no faturamento e a entrada de 17,9 milhões novos consumidores no comércio eletrônico, em comparação ao ano de 2019.
Neste cenário destacam-se datas comerciais importantes, tais como o Dia dos Namorados, a maior em faturamento no ano de 2020 (R$ 4,1 bi)*, superando eventos como Black Friday (R$ 4,0 bi), Dia das Mães e Natal (ambas com R$3,7 bi).
De acordo com o relatório Dia dos Namorados 2021 - All IN, Social Miner e Opinion Box, no ano passado - no auge do impacto econômico gerado pela pandemia, foi registrada uma intenção de compra por 47% dos consumidores. Para 2021, 53% afirmam que vão presentear alguém na data, além de 15% ainda indecisos. Destes, 44% planejam procurar opções em canais digitais.
Se por um lado os números animam, é preciso considerar outros dois contextos: o primeiro deles diz respeito ao fato de que simplesmente "estar na internet" não é mais um diferencial para atender uma demanda de quase 80 milhões de e-consumidores, a cada dia mais exigentes. É preciso proporcionar segurança, experiência e flexibilidade nas formas de pagamento.
Já o segundo - e mais sensível deles - revela que, historicamente, a proporção de fraudes virtuais aumenta na mesma proporção em que crescem os pedidos no e-commerce. Essa realidade demanda atenção redobrada nas análises antifraude e outros mecanismos da segurança do lojista.
Em termos simples, afinal, o que se pode fazer para garantir bons resultados na data, aumentando vendas e garantindo segurança e saúde da empresa? Pensando nesse complexo universo, Natália Tukoff, diretora comercial e marketing da Yapay - plataforma de pagamentos e unidade de e-commerce da Locaweb - preparou algumas dicas importantes para os lojistas:
MÉTODOS DE PAGAMENTO
É importante que empreendedores tenham estratégia ao escolher os métodos de pagamento que disponibilizam ao cliente. "Quanto mais opções disponíveis, maiores as oportunidades de gerar adesão, proporcionar uma boa experiência e fidelizar o consumidor", explica Tukoff.
Confira algumas formas preferidas pelo consumidor e outras que conquistam espaço atualmente:
-
Cartão de crédito – Esse tradicional método de pagamentos é apontado como preferido por 57% dos consumidores para compras no Dia dos Namorados (**). As vantagens são mútuas: clientes parcelam da maneira conveniente e o vendedor tem a garantia do recebimento.
-
Boleto bancário – Mesmo com o crescimento de vendas online, algumas pessoas ainda não se sentem confortáveis para compartilhar dados pessoais em ambientes digitais. Nessa data, 18%** do público revela intenção de compras via boleto (**). É importante manter essa opção, já que pode facilitar a aderência às compras online por um público não habitual.
-
Link de pagamento - Apesar de não ser propriamente um método de pagamento, essa facilidade permite ofertar diferentes modalidades (como cartão, TEF, boleto). "Num contexto de crescente demanda por praticidade, o link surge como alternativa com expressivo aumento na preferência em vendas digitais, com forte adesão em canais digitais como Whatsapp e Direct Message do Instagram, por exemplo, garantindo acesso simplificado e seguro para o pagamento", destaca Tukoff.
-
Pagamento recorrente - Essa novidade caracteriza por si só uma criativa forma de presentear nesse Dia dos Namorados. Também conhecida como assinatura de produto/serviço, está em franco crescimento no comércio eletrônico. Em relatório divulgado pela plataforma de cobranças recorrentes Vindi, realizada com sua base de clientes, as empresas que trabalham com esse modelo cresceram seu volume de vendas em 65% de 2019 para 2020. O recurso é procurado por lojistas que buscam receita mais previsível e fidelização de clientes, que ganham conforto e praticidade ao contar com uma entrega ou serviço periódicos.
PROTEÇÃO ANTIFRAUDE
Considera-se que a proteção mais efetiva contra fraudes seja a prevenção. Por isso, ao escolher uma plataforma para intermediar pagamentos é importante que o empresário não deixe de agregar uma ferramenta antifraude ao e-commerce, o que reduz gastos desnecessários com logística e coíbe cancelamentos arbitrários.
"Além de oferecer variedade em métodos, é muito importante manter o ambiente de pagamentos virtuais seguro contra fraudes. Hoje o mercado já oferece meios completos, como a Yapay, por exemplo. Essas plataformas administram o recebimento de pagamentos para o lojista, além de realizar o processo de análise antifraude nas transações, contribuindo positivamente para a previsibilidade do caixa e saúde financeira da empresa", finaliza Tukoff.
Sobre a Yapay
A Yapay é uma plataforma de pagamentos e unidade de e-commerce da Locaweb - com mais de 10 anos de atuação no segmento de pagamentos, com produtos e funcionalidades que proporcionam performance, conversão e escalabilidade aos projetos de seus clientes. As principais soluções oferecidas pela Yapay são voltadas para o mercado de e-commerces, startups e autônomos. Para mais informações podem ser obtidas em www.yapay.com.br.
(*) Dados do 43º relatório Webshoppers - Ebit Nielsen
(**) Dados do relatório Dia dos Namorados 2021 - All IN, Social Miner e Opinion Box